Com os diversos encargos a apertarem as margens dos proprietários, torna-se cada vez mais difícil gerar lucro todos os meses e poupar dinheiro como senhorio. Sendo assim, é importante que os empreendedores de arrendamentos protejam os seus resultados. Sendo assim, aqui estão 7 das melhores dicas para economizar dinheiro como senhorio.
Encontre uma pechincha
Com a atual conjuntura de pandemia, Portugal vê-se mais uma vez numa situação de eminente crise económica. Há mais empresas a fechar e o nível de desemprego tem tendência para aumentar.
Assim, há pessoas a quererem vender as suas casas com alguma urgência e, neste contexto, é possível, por vezes, que os investidores imobiliários encontrem imóveis a um preço mais baixo que o habitual.
Propriedades mais pequenas
As casas mais pequenas são as propriedades ideais para arrendar. As propriedades maiores não são as que geram o melhor rácio entre a receita do arrendamento e o custo da propriedade.
E, aqueles que podem pagar por casas maiores e rendas mais elevadas, geralmente optam por comprar casa, em vez de arrendar, por isso, podem arrendar apenas por pequenos períodos entre a venda e compra dos seus próprios imóveis.
As casas maiores também têm custos elevados de reparação, renovação e redecoração. A excepção a esta regra são as casas maiores localizadas perto de universidades, que fazem excelentes propriedades para serem arrendadas por quarto aos estudantes.
As propriedades menores são as mais fáceis de obter empréstimo e são o que muitos inquilinos procuram, antes de comprarem casa numa fase posterior das suas vidas. Para além disso, as propriedades mais pequenas têm custos mais baixos de reparação e renovação.
Procure os melhores preços
Os bancos estão a oferecer boas taxas de juro nas hipotecas, para garantir que fazem as melhores ofertas. Isso é uma ótima notícia para quem quer comprar para arrendar.
Se estiver a arrendar unidades pequenas ou quartos para estudantes como um pacote com as despesas incluídas, certifique-se de obter as melhores tarifas. Se isso significa ter que mudar de fornecedor de eletricidade ou de gás a cada seis meses, que assim seja. A poupança pode ser substancial. Portanto, aproveite todas as ofertas disponíveis.
Não se esqueça de procurar e de trocar de fornecedor de seguros, também. O seguro é uma obrigação dos proprietários.
Faça algumas tarefas
Muitas pessoas entram no negócio imobiliário porque gostam e podem reformar as suas próprias casas. Qualquer um pode pintar uma sala. E se os pais, filhos adultos ou amigos trabalharem na área da construção civil, estes poderão rebocar, instalar uma cozinha ou uma casa de banho e você poderá economizar muito dinheiro.
Ao renovar e mobilar, é importante fazer escolhas sábias para economizar dinheiro. Se possível, evite alcatifas no maior número possível de divisões. Dessa forma, se precisar de substituir uma alcatifa num pequeno quarto de 10 m2, isso poderá ser feito de forma barata. Opte pelo piso laminado resistente ou de cerâmica, de preferência em todas as áreas.
Evite períodos vazios
Os períodos nulos em que as propriedades estão vazias são o pior pesadelo do proprietário, pois este continua a pagar as hipotecas sem receber a renda para compensar esse custo. Use o maior número possível de estratégias para evitar ter as suas propriedades vagas.
Isso significa tornar a sua propriedade numa casa da qual os inquilinos pensem duas vezes antes de saírem. No entanto, existem várias maneiras de fazer isso. Ao anunciar uma propriedade, faça um esforço para fotografar bem a mesma, demonstrando as suas melhores qualidades. Isso permitirá que você tenha um maior número de candidatos, para poder escolher os inquilinos que ficarão mais tempo.
Outras maneiras de atrair clientes que ficam mais tempo é arrendando propriedades sem móveis, que exigem tempo e custos razoáveis de mudança para os inquilinos. Esses inquilinos ficam mais tempo, de um modo geral, junto com as suas famílias do que os jovens profissionais que mudam de local com mais frequência. Ser um excelente proprietário que lida com falhas e reparações mais rapidamente é outro fator que os inquilinos valorizam bastante.
Faça a gestão das suas propriedades
Se tiver tempo para o fazer, então dispensar o agente é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro como proprietário. Os agentes imobiliários anunciam, mostram e examinam propriedades, além de gerir a renda e as reparações. Mas tudo isto tem um custo. E isso pode chegar a 20% do valor da renda. Essa é uma fatia enorme do seu lucro. Tudo isso leva tempo, mas pode ser feito por si próprio.
Escolha uma tinta
Escolher uma tinta para todas as suas propriedades é prático e economiza-lhe tempo e dinheiro. Como tem que pintar todas os imóveis para arrendar, um branco magnólia, por exemplo, fica sempre bem. Usar uma tinta para todas as propriedades significa que sempre que precisar de repintar ou de retocar, estará sempre pronto. No entanto, se tiver tintas separadas, precisará de comprar tinta extra para cada propriedade, que pode nunca vir a ser usada para retoques e simplesmente lhe dificulta a vida.
Procure promoções em lojas como a Leroy Merlin, a BricoMarché ou a Maxmat. É possível comprar pechinchas e economizar mais de 400%. Então, quando vir uma promoção imbatível, armazene!
Poupar dinheiro como senhorio: A não esquecer
Se realizar todas as dicas desta lista, economizará milhares de euros no espaço de um ano. Lembre-se de que arrendar é mais do que obter um grande lucro após o prazo de vinte anos de uma hipoteca. Deve ser capaz de lhe fornecer lucro todos os meses.
- Aproveite os preços baixos das casas, que caíram para um valor mais baixo, antes que os preços comecem a subir novamente.
- As propriedades menores economizam dinheiro, porque têm custos de reparação mais baixos. Decore com sabedoria e evite as alcatifas e os tecidos.
- Obtenha as melhores ofertas de empréstimos, seguros e fornecedores de energia. E use sua influência como um bom cliente para obter descontos adicionais.
- Trabalhe sozinho e junte as habilidades valiosas de familiares e amigos que trabalharão de graça ou por muito pouco.
- Evite perder a renda, mantendo sempre a ocupação ideal. Escolha os inquilinos com maior probabilidade de permanecerem mais tempo e trate-os bem.
- A maior economia que pode fazer é gerindo as suas propriedades por conta própria e evitar pagar 10 a 20% das suas rendas recebidas.
- Renove com sabedoria, compre pechinchas como tintas de cor universal.