Vale a pena considerar investir em casas para idosos se for um potencial senhorio. Porque, com o envelhecimento da população, a necessidade de fornecer todos os tipos de instalações é primordial no mundo de hoje. E a coisa mais importante de que precisamos como consumidores é uma casa. Até 2080, o INE estima que a população em Portugal com mais de 65 anos passará de 21% para 37% do total da população. E esse número só deverá aumentar.
Também vale a pena investir numa casa para idosos se pretende reduzir o tamanho da casa à medida que envelhece. Neste guia essencial, analisamos todas as coisas a serem consideradas.
O que são casas para idosos?
As aldeias de idosos estão a surgir em Portugal à medida que essa tendência aumenta. As aldeias de reformados são geralmente destinadas a pessoas com mais de 55 anos e que estão a considerar a necessidade de cuidados extra e da vida em comunidade. Envelhecer traz muitos desafios, mas a solidão tem um impacto devastador na saúde mental. As aldeias de idosos oferecem propriedades mais pequenas e geralmente sem escadas. E podem ser bungalows ou apartamentos com elevadores e instalações adequadas à idade.
À medida que as pessoas envelhecem, muitas vezes procuram coisas importantes. Como por exemplo uma comunidade segura, paz e sossego. Muitas vilas de reformados oferecem instalações como cafés, minimercados, bibliotecas, lojas, centros comunitários e restaurantes. Então, não há necessidade de sair do local.
Restrições ao comprar uma propriedade para idosos
Existem restrições relativas à compra de uma propriedade para idosos. Cada aldeia de reformados terá as suas próprias restrições. A restrição mais comum é que geralmente tem que ter pelo menos a idade mínima. Ou viver com alguém com 50 anos ou mais, dependendo da comunidade em questão. Na verdade, não precisa de estar reformado. Assim, muitas pessoas optam por se estabelecerem numa aldeia de reformados muito antes de precisarem de ajuda.
Muitas aldeias de idosos oferecem ajuda, mas há algumas que não. Então, o apoio fornecido é uma escolha pessoal importante. Algumas aldeias de idosos terão restrições quanto ao tempo de permanência dos visitantes. Este pode ser limitado a 30 dias. E, com cerca de 7 milhões de animais de estimação em Portugal, pode ter que encontrar uma aldeia de reformados que aceite o seu cão ou gato.
Comprar uma casa para idosos é um bom investimento para viver?
Se está a envelhecer, um apartamento para a reforma pode ser um excelente investimento para si. Há muitas pessoas que se preocupam com o valor do seu imóvel e da herança que irão deixar aos filhos. Mas lembre-se que foi você quem pagou a hipoteca do seu imóvel. Então, precisa pensar em si próprio em primeiro lugar.
Se a sua propriedade é uma grande casa de família numa zona com crianças aos gritos, reduzir o tamanho da casa pode ser perfeito por todos os motivos mencionados acima. Ha muitos idosos que se mudam para aldeias de reformados para terem menos aborrecimentos com a manutenção de uma propriedade. Assim, podem aproveitar a sua aposentadoria de uma forma mais plena com os amigos e usar instalações como o ginásio. Mas muitos moradores procuram também mudar-se para uma casa com atendimento 24 horas, monitoramento de alarme e cuidados ao domicílio, para evitarem a mudança para um lar.
Alternativamente, muitas pessoas ainda pagam uma hipoteca pesada todos os meses e podem querer reduzir o tamanho da casa para reduzir as despesas. Ao reduzir o tamanho, pode eventualmente ficar livre de hipotecas. E ainda fica com mais dinheiro para fazer férias e mimar-se a si e à sua família.
Comprar uma casa para reformados é um bom investimento para arrendar?
Como mencionámos anteriormente, a procura por propriedades para a reforma está a aumentar juntamente com o envelhecimento da população. Se deseja explorar este mercado, considere algumas coisas. Sim, as pessoas mais velhas são melhores inquilinos em vários sentidos. O seu rendimento é geralmente estável. Por isso, a renda deverá ser paga regularmente. Além disso, numa aldeia de aposentados que cuida do trabalho externo e oferece ajuda doméstica, você pode ter mais certeza de que a sua propriedade ficará em boas condições.
Muitas pessoas que se mudam para aldeia de idosos provavelmente também serão inquilinos de longa duração. No entanto, alguns podem ter que sair em breve se tiverem uma crise de saúde e não puderem mais cuidar de si mesmos, mesmo com os cuidados oferecidos.
Os lares de idosos não são necessariamente um excelente investimento, pois muitas vezes vêm com um preço de luxo associado aos serviços que oferecem. É vital que não pague demais pela propriedade, porque esta provavelmente manterá seu valor, mas não aumentará de valor. Também precisa de verificar se o empréstimo que fizer permite que arrende o imóvel. Além disso, as aldeias de reformados geralmente cobram uma renda pelo terreno e uma taxa de serviço devido às instalações e à manutenção que oferecem.
E isso pode dificultar o arrendamento. Porque quem recebe uma pensão do estado baixa não poderá arcar com todos esses custos, o que fará com que a procura diminua. E se você mesmo absorver esses custos como proprietário, pode muito bem estar a desperdiçar o seu tempo com uma propriedade que não aumenta de valor e não lhe está a dar lucro mensal. Em termos de revenda do imóvel, precisa de entrar em contacto com um agente imobiliário especializado para atingir o preço mais alto possível.
Casas para idosos: a não esquecer
Neste guia essencial, abordámos o básico das aldeias de idosos:
- As aldeias de reformados são comunidades de casas para idosos com restrição de idade, que oferecem o melhor padrão de vida possível para os idosos
- Estes têm facilidades como companheirismo, empregada doméstica, cafés, restaurantes e bibliotecas.
- Pode haver algumas restrições: para além da idade, as visitas são limitadas e podem não permitir nenhum animal de estimação.
- Se é idoso, pode beneficiar ao reduzir o tamanho da sua casa e aumentar a sua liquidez financeira, para além de ir viver para uma comunidade que oferece amizade e apoio.
- No entanto, se quer comprar para investir, existem melhores oportunidades. Propriedades para reformados podem não manter o seu valor e, se desejar arrendar, provavelmente precisará de encontrar um inquilino que também possa pagar a renda do terreno e a taxa de serviço. Mas pode ter inquilinos de longa duração, um pagamento rápido e regular das rendas e uma propriedade bem conservada.