Como proprietário (possivelmente com algumas propriedades), sabe do que gosta e poderá pensar que sabe o que os seus inquilinos querem. Mas, na Rentila, tentamos sempre saber o que os inquilinos procuram num imóvel arrendado. Por isso, continue a ler para garantir que se mantém a par das tendências atuais do mercado de arrendamento.
Localização e transportes públicos
Pode ser um cliché, mas quando se trata de propriedades, muitas vezes tudo se resume à localização. Quem quer que sejam os seus inquilinos, todos eles precisam de comodidades básicas, tais como lojas locais, um médico de clínica geral e uma farmácia. Os transportes públicos também são importantes, quer se trate de estradas, rotas de autocarros ou estações ferroviárias. Se estiver a arrendar uma casa de família, as escolas locais também serão importantes. Ou uma universidade, se for uma casa de estudantes. Para muitos inquilinos, um lugar de estacionamento é decisivo. Ter um lugar seguro, tal como um lugar garantido de estacionamento ou uma garagem, não é apenas conveniente. Traz paz de espírito e pode manter o prémio de seguro automóvel a um nível mais baixo.
O que os inquilinos procuram: Segurança
Todos queremos sentir-nos seguros, particularmente quando estamos nas nossas próprias casas. Certamente, poderá adquirir propriedades para arrendar em zonas de alto crime a um preço reduzido, mas depois poderá ter dificuldades em encontrar inquilinos.
Independentemente da classificação de criminalidade da área, é essencial que o imóvel seja o mais seguro possível. As portas e as janelas devem ser robustas, com boas fechaduras, e uma vigia na porta da frente é sempre uma boa ideia. Um sistema de alarme e vídeo vigilância são também boas opções para que os inquilinos se possam sentir seguros.
Open Space
É uma questão de como oferecer um imóvel. Uma cozinha e uma sala separadas significam que está a oferecer uma casa com uma divisão extra, em vez de uma sala totalmente aberta, com uma cozinha e uma área de refeições e sala de estar abertas, num conceito de Open Space. No entanto, a tendência atual é definitivamente para um Open Space. Se o andar de baixo estiver em Open Space, isto dá aos inquilinos mais liberdade para moverem os móveis e criarem um escritório ou até uma área de ginásio para colocar uns aparelhos de musculação.
Os espaços em Open Space são ótimos para casas com múltiplos ocupantes, estudantes e para pequenas casas. E, em muitas casas, pode ser necessário apenas derrubar uma parede.
Espaço exterior
Um espaço exterior é uma grande vantagem para os inquilinos. Nem sempre é possível, mas é algo a ter em conta na altura da compra. Mesmo só uma varanda, permite aos inquilinos sair para o exterior e desfrutar de algum ar fresco. Se tiver propriedades mais pequenas com um quintal muito pequeno, pode, ainda assim, tirar o máximo partido disso, assegurando que está arrumado, limpo e cuidado.
Adicionar algum mobiliário de jardim requer um esforço mínimo, mas faz com que o espaço pareça convidativo para os meses mais quentes. Outra possibilidade é renovar ou acrescentar um abrigo de jardim, como uma cabana ou um barracão, para que possa ser utilizado como um escritório em casa. Isto atrairia muitos trabalhadores domésticos e pode sempre ser utilizado para outras coisas, tais como uma área de jogos para crianças ou o quintessencial barracão do homem.
Qualquer espaço exterior significará também que os inquilinos fumadores serão muito mais propensos a fumar no exterior, causando menos fumo a manchar ou a queimar acidentalmente as áreas interiores.
Eletrodomésticos instalados
Os eletrodomésticos instalados são favorecidos nas propriedades para arrendar. Muito poucos arrendatários, mesmo que estejam a arrendar um imóvel não mobilado, estarão à espera de se mudar com aparelhos que necessitam de ser desligados e voltados a ligar na nova casa, tais como máquinas de lavar roupa, fornos, e máquinas de lavar louça. E uma cozinha com espaços vazios nos móveis nunca dá uma boa aparência quando se faz publicidade ao imóvel. Assegure-se de que fornece eletrodomésticos instalados de boa qualidade. Quanto mais novo, mais eficiente é o aparelho e menos provável é que se avarie e necessite de reparações dispendiosas.
O que os inquilinos procuram: Bom estado
É de grande importância que a propriedade esteja em bom estado e seja fácil de manter. As propriedades mais recentes estão normalmente em melhores condições e requerem menos trabalho. Se estiver a comprar uma propriedade mais antiga, certifique-se de que as paredes, portas, janelas, caldeira, casa de banho, e cozinha estejam atualizadas. E pode facilmente fazer com que uma propriedade pareça mais fresca, limpando-a escrupulosamente e pintando-a de novo.
Permissão para animais de estimação
Pode muito bem já estar a abanar a cabeça, nesta altura. Mesmo que seja um amante de animais, é difícil permitir ao seu inquilino nutrir e amar um animal de estimação na sua propriedade arrendada, como faz na sua casa. Contudo, novas regras irão provavelmente forçar os proprietários a aceitar arrendatários com animais de estimação, desde que sejam proprietários responsáveis.
Se aceitar um apelo de um inquilino para lhes permitir trazer o seu animal de estimação para a sua propriedade, poderá aumentar a caução para cobrir as suas preocupações com os danos. Pode insistir e pedir provas de que o animal esteja segurado para eventuais danos causados, numa apólice de seguro de animais de estimação. Também pode cobrar mais pela renda se os animais de estimação viverem na sua propriedade e pode cobrir qualquer desgaste adicional dessa forma.
Embora isto ainda não seja lei, é provável que passe em breve, pelo que mais vale antecipar-se ao jogo e anunciar a sua propriedade como amiga dos animais de estimação. Isto torná-la-á altamente apelativa para os proprietários de animais de estimação, especialmente quando apenas um em cada dez imóveis é atualmente anunciado como aceitando animais de estimação. As vantagens para os proprietários são que pode cobrar uma renda mais elevada e ter os danos segurados como parte de uma apólice de animais de estimação. E os arrendatários com animais de estimação são mais estabelecidos e tendem a ficar por mais tempo. Também é possível agendar verificações trimestrais para assegurar que a propriedade se mantém limpa.
A não esquecer: O que os inquilinos procuram num arrendamento?
Eis um breve resumo do que os inquilinos procuram num arrendamento em 2022 e mais além:
- Nunca descarte a importância da localização, mas certifique-se de que considera se é provável que o seu inquilino seja um estudante que queira ir para a Universidade de autocarro, se é uma única pessoa que queira conduzir até ao trabalho ou se é uma família com filhos a frequentar a escola. Certifique-se também de que existem lojas e comodidades locais.
- Deve também fazer o máximo esforço para garantir que a propriedade é tão segura quanto possível. Com portas, janelas e fechaduras fortes. Pode também considerar um sistema de vídeo vigilância e/ou um sistema de alarme.
- Pense em derrubar uma parede para criar uma área brilhante em Open Space no piso inferior, com mais espaço e mais versatilidade, como a possibilidade de fazer um escritório em casa.
- Procure propriedades que tenham um espaço exterior e tire o máximo partido de qualquer área exterior, ao podar e arranjar o jardim. Pode também fornecer mobiliário de jardim para que os inquilinos possam sair e desfrutar do tempo mais quente.
- Os eletrodomésticos já montados são preferidos e podem ser um fator decisivo no negócio, por isso assegure-se de que fornece um forno, uma máquina de lavar e um frigorífico eficientes e de boa qualidade energética.
- O imóvel deve estar em bom estado de conservação e ser de fácil manutenção. E finalmente, antes que seja obrigado a aceitar animais de estimação, mais vale começar a aceitá-los agora e a anunciar a sua propriedade como amiga dos animais de estimação. Tem direito a cobrar uma renda mais elevada e pode sempre fazer inspeções de rotina como condição para ter animais de estimação.