- Investimento no setor imobiliário residencial: apostar na habitação
- Investimento no setor imobiliário comercial: investir em imóveis comerciais
- Sociedades de investimento imobiliário: deixar nas mãos dos profissionais
- Fundos de investimento imobiliário ou REITs: investir em ações do setor imobiliário
- Crowdfunding imobiliário: reunir dinheiro
- Perguntas frequentes
- Os 5 principais tipos de investidores imobiliários: A não esquecer
Quando se trata de investir no setor imobiliário, existem muitas opções e tipos de investimento imobiliário. Poderá querer ter a emoção de comprar e vender casas para obter lucro. Ou talvez esteja mais interessado no longo jogo de investimento de comprar e manter imóveis para arrendar. De qualquer forma, é fundamental escolher a estratégia de investimento correta para as suas necessidades e tolerância ao risco.
Como proprietário independente que procura construir a sua carteira de propriedades, deve compreender os diferentes tipos de investidores imobiliários que existem. Só então poderá decidir qual é o caminho certo para si. Neste guia, vamos explorar os prós, os contras e as considerações críticas dos tipos mais comuns de investimento imobiliário, para que possa encontrar a combinação perfeita.
Então, eis os cinco tipos de negócios imobiliários:
- Investimentos imobiliários residenciais;
- Investimentos imobiliários comerciais;
- Empresas de investimento imobiliário;
- Fundos de investimento imobiliário;
- Crowdfunding imobiliário.
Investimento no setor imobiliário residencial: apostar na habitação
O investidor imobiliário residencial compra e gere casas, apartamentos e outros espaços habitacionais. Este tipo de investimento imobiliário permite-lhe fornecer habitação aos inquilinos enquanto constrói a sua carteira de imóveis.
Eis as quatro principais opções de investimento imobiliário a considerar para imóveis residenciais:
- Casas unifamiliares: propriedades de arrendamento clássicas, que atraem inquilinos a longo prazo. Terá de tratar da manutenção, das reparações e, eventualmente, das renovações para manter a casa em boas condições para os seus inquilinos;
- Unidades multifamiliares: pense num duplex, num triplex ou em pequenos edifícios de apartamentos. Mais inquilinos significam mais rendas, mas também mais responsabilidades como senhorio. Pode precisar de um software de gestão de propriedades para o ajudar a monitorizar as unidades;
- Arrendamentos para férias: para inquilinos de curta duração que procuram um lugar para ficar enquanto viajam ou estão de férias. Exige uma limpeza e uma rotação frequentes, mas tem potencial para obter margens de lucro mais elevadas. Também terá de investir em mobiliário e comodidades para atrair os hóspedes;
- “House Hacking”: É quando se compra uma propriedade com várias unidades, vive-se numa unidade e alugam-se as outras. Isto permite-lhe investir em bens imobiliários sem a necessidade de tanto capital inicial. Pode utilizar o rendimento dos inquilinos para ajudar a pagar as suas despesas de habitação.
Há sempre algum risco envolvido, mas encontrar a propriedade e os inquilinos certos pode tornar o imobiliário residencial vantajoso. Um software como o Rentila fornece-lhe os recursos para o ajudar a tornar as responsabilidades dos proprietários mais fáceis de gerir.
Investimento no setor imobiliário comercial: investir em imóveis comerciais
O investidor em imobiliário comercial foca-se em propriedades utilizadas para fins comerciais. Isto inclui edifícios de escritórios, edifícios industriais, centros comerciais e edifícios de apartamentos. Embora os imóveis comerciais sejam mais complexos, têm frequentemente um retorno imobiliário mais elevado do que os imóveis residenciais.
Então, vejamos os quatro tipos diferentes:
- Edifícios de escritórios: Os edifícios de escritórios são uma escolha popular para muitos investidores comerciais. Pode comprar algumas unidades num complexo de escritórios e arrendar espaço a empresas, profissionais e empresários. Procure imóveis em zonas comerciais ou perto de grandes empregadores. Certifique-se de que o edifício tem as comodidades que os inquilinos pretendem, tais como estacionamento, elevadores e Internet de alta velocidade;
- Centros comerciais: Os centros comerciais também podem ser um bom investimento. Procure inquilinos estáveis e dignos de crédito e uma mistura de cadeias nacionais e lojas locais. Um espaço de retalho bem localizado, perto de áreas residenciais ou de auto-estradas, atrairá clientes e obterá rendas mais elevadas;
- Armazéns industriais: Muitas empresas da cadeia de abastecimento e de logística precisam de armazéns industriais e centros de distribuição. Pode começar com um edifício e aumentar a sua carteira ao longo do tempo. Concentre-se em zonas próximas de grandes centros de transporte, como portos ou caminhos-de-ferro. Os armazéns requerem cais de carga, estacionamento amplo para camiões grandes e tectos altos. Embora não seja glamoroso, o setor imobiliário industrial pode proporcionar rendimentos sólidos;
- Edifícios de apartamentos: Os edifícios de apartamentos multifamiliares também são populares entre os investidores comerciais. Proporcionam uma renda consistente e a oportunidade de aumentar a mesma. Procure imóveis em bairros residenciais perto de transportes públicos e de comodidades. Certifique-se de que o edifício é bem conservado, com características desejáveis, como lavandaria na unidade, armazenamento extra, instalações recreativas e estacionamento. É necessário um software de gestão de propriedades fiável para acompanhar todas as complexidades da gestão de apartamentos multifamiliares.
Com a propriedade certa e os inquilinos certos, o setor imobiliário comercial pode proporcionar rendimentos lucrativos aos investidores inteligentes. Mas também não precisa de começar em grande. Comece com uma unidade e adicione mais propriedades depois de reaver o seu investimento inicial. Mas esteja preparado para o trabalho de encontrar, financiar e gerir estes ativos mais complexos. As recompensas podem valer a pena se estiver disposto a enfrentar o desafio.
Sociedades de investimento imobiliário: deixar nas mãos dos profissionais
As empresas de investimento imobiliário, ou REICs, são profissionais que tratam de todos os pormenores do investimento imobiliário por si. Assim, se pretende entrar no setor imobiliário mas não quer ter o incómodo de gerir as propriedades por si próprio, as REIC são uma excelente opção.
Aqui estão então três razões pelas quais as REIC são uma excelente escolha:
- Elas fazem o trabalho por si;
- Permitem-lhe diversificar e aumentar a escala;
- Oferecem experiência profissional.
Elas fazem o trabalho por si
As REIC dispõem de equipas de investigadores que analisam o mercado imobiliário e encontram os imóveis com melhor potencial de investimento. Tratam de toda a documentação, negociações e transações para comprar o imóvel. Uma vez concluído o negócio, a REIC gere o imóvel e os inquilinos para gerar rendimentos: pode, então, relaxar e recolher os lucros.
Permitem diversificar e escalar
As REIC investem em várias propriedades, desde casas residenciais até edifícios comerciais e terrenos. Dado que juntando o dinheiro de muitos investidores, é possível investir a uma escala muito maior, um enquanto um indivíduo investidor pode comprar uma casa unifamiliar, uma REIC pode comprar um conjunto de apartamentos completo. Temos então propriedades mais extensas e retornos mais significativos.
Oferecem experiência profissional
As pessoas que trabalham nas REIC são especialistas em boas oportunidades. Sabem como encontrar diamantes em bruto, negociar as melhores ofertas, maximizar os arrendamentos e aumentar o valor de uma propriedade com o tempo através de renovações e projetos. Com uma REIC a gerir o seu investimento, pode assim beneficiar do seu conhecimento e experiência na matéria.
Fundos de investimento ou REITs: investir em ações do ramo imobiliário
Os REITs portugueses ou SIGI são sociedades anónimas cotadas em bolsa cujo principal objetivo é a aquisição de direitos reais sobre imóveis, sobretudo urbanos, para arrendamento. As SIGI caracterizam-se também por poderem ser sociedades abertas ou seja, com possibilidade de negociação num mercado de valores mobiliário regulamentado.
Assim, são empresas que representam e operam bens imobiliários e permitem que os investidores individuais comprem ações do seu negócio. Em vez de comprar e administrar propriedades diretamente, você investe em REITs especializadas em apartamentos, edifícios de escritórios, hotéis ou locais comerciais.
Em termos fiscais existem alguns incentivos para estas sociedades. O principal incentivo passa pela tributação apenas do montante que não é distribuído por via dos dividendos. As SIGI devem distribuir, sob a forma de dividendos, pelo menos 90% dos lucros do exercício que resultem de dividendos e rendimentos da sua carteira.
Os REIT também oferecem diversificação instantânea e você investe em muitas propriedades e localizações geográficas. O seu investimento é diversificado, o que reduz o risco.
Também há REITs para unidades de armazenamento, centros de dados, infraestruturas e muito mais.
Crowdfunding imobiliário: reunir dinheiro
O crowdfunding tornou-se uma das opções de investimento imobiliário mais populares. Como proprietário independente, o crowdfunding imobiliário pode ser uma maneira fácil de investir em mais propriedades sem a necessidade de tanto capital inicial.
Como funciona o crowdfunding imobiliário?
As plataformas de crowdfunding imobiliário permitem que muitos investidores contribuam com dinheiro que é usado para comprar propriedades de arrendamento. Investe um certo valor para obter participação na propriedade. A plataforma oferece coisas como investigação, compras e administração de propriedades. O seu objetivo é encontrar propriedades que deem bons rendimentos aos investidores.
Pode investir em propriedades residenciais ou comerciais. Também pode escolher as propriedades em função dos seus objetivos. Muitas plataformas têm investimentos mínimas baixos, por isso pode começar com apenas 500 euros. O seu dinheiro junta-se assim ao de outros investidores para comprar a propriedade.
Benefícios para proprietários independentes
O crowdfunding imobiliário oferece vários benefícios para proprietários independentes e pequenos investidores, sendo uma forma fácil e económica de os proprietários independentes e pequenos investidores ingressarem no mercado. E com um software como o Rentila, construirá a sua carteira de propriedades de arrendamento em muito pouco tempo!
Perguntas frequentes
Que tipos de investidores há no setor imobiliário?
Existem cinco tipos principais de investidores no mercado imobiliário, incluindo os seguintes:
- Investimentos imobiliários residenciais: concentrados em residências unifamiliares e unidades multifamiliares;
- Investimentos imobiliários comerciais: incluem edifícios de escritórios, centros comerciais e complexos de apartamentos;
- Sociedades de investimento imobiliário (REIC): agrupam fundos de múltiplos investidores para investir em projetos de bem-estar;
- Fundos de investimento imobiliário (REIT ou SIGI): permitem que os investidores comprem ações em empresas que possuem e operem propriedades geradoras de receitas;
- Crowdfunding imobiliário: permite que os investidores juntem dinheiro para comprar propriedades.
Cada tipo de investimento tem estratégias e considerações a ter em conta no momento de investir. Por isso, deve fazer alguma diligência para escolher o mais adequado.
Qual é o tipo de investimento imobiliário mais rentável?
O tipo de investimento imobiliário mais rentável pode variar dependendo da localização, das condições do mercado e das preferências individuais. No entanto, algumas opções potencialmente rentáveis incluem propriedades de arrendamento e desenvolvimento fora do mercado.
Os 5 principais tipos de investidores imobiliários: A não esquecer
Este guia descreveu os cinco principais tipos de investimento imobiliários e como estes se diferenciam entre si. A chave é encontrar o que funciona para a sua situação financeira, tolerância ao risco e objetivos. Talvez deseje a emoção de vender casas para obter grandes lucros. Ou talvez prefira a abordagem de compra. De qualquer maneira, as oportunidades estão aqui.
Independentemente do caminho que escolher, certifique-se de fazer isso com expetativas realistas, paciência e motivação para gerar riqueza ao longo do caminho. E, definitivamente, precisará do nosso software gratuito de administração de propriedades para agilizar as tarefas de administração da sua carteira de imóveis, como poderá verificar.