arrendamentos que permitem animais de estimação

É de considerar fazer arrendamentos que permitem animais de estimação porque estes podem fazer com que uma propriedade se sinta mais como uma casa para os inquilinos, pelo que é intuitivo tomar algumas medidas para os inquilinos, se quiser aumentar o seu rendimento.

No entanto, antes de se comprometer, vale a pena pesar os prós e os contras. Os animais de estimação podem danificar a propriedade ou incomodar os vizinhos se não existirem regras. No entanto, uma política favorável aos animais de estimação também atrai excelentes inquilinos que ficam mais tempo.

A chave é encontrar um equilíbrio que funcione. Continue a ler enquanto exploramos estratégias inteligentes baseadas nos últimos dados e conselhos de profissionais do setor imobiliário em Portugal.

Analisaremos os métodos de seleção, as políticas relativas a animais de estimação, os acordos de digitalização com software de gestão de propriedades, como o Rentila, e assim por diante. O nosso objetivo é ajudá-lo a beneficiar da autorização de animais de estimação nos seus arrendamentos e evitar dores de cabeça.

Os prós de permitir animais de estimação no seu imóvel arrendado

Permitir animais de estimação no seu apartamento arrendado traz uma série de vantagens, que incluem:

1. Aumento da procura e contratos de arrendamento mais longos

Ao abrir a sua propriedade a donos de animais de estimação, torna-se mais amigo dos inquilinos e tem acesso a um enorme mercado de potenciais inquilinos. Os donos de animais de estimação têm muitas vezes dificuldade em encontrar uma habitação adequada quando procuram casa, pelo que é provável que permaneçam no seu apartamento durante mais tempo em vez de passarem pelo stress de uma procura de casa.

Alguns estudos demonstram que os imóveis que aceitam animais de estimação têm menor rotatividade e arrendamentos mais longos. Os danos causados por animais de estimação também tendem a ser menores, e os donos de animais de estimação causam menos danos em geral do que os não donos de animais de estimação.

2. Os donos de animais responsáveis são excelentes inquilinos

Enquanto alguns senhorios se preocupam com os danos causados pelos animais de estimação, os inquilinos cuidam devidamente dos seus animais e dos imóveis. Compreendem que ter um animal de estimação é um privilégio, não um direito, e esforçam-se por evitar problemas.

Os proprietários responsáveis de animais de estimação também tendem a ser inquilinos mais responsáveis em geral. Podem até proporcionar benefícios sociais e melhorar a vida familiar, uma vez que os animais de estimação facilitam as ligações humanas e as amizades entre os inquilinos.

3. Oportunidade para rendas mais elevadas

Devido à elevada procura e à oferta limitada, uma propriedade que aceita animais de estimação significa frequentemente rendas mais elevadas. Pode cobrar uma caução razoável para animais de estimação e um prémio de arrendamento para ajudar a compensar quaisquer custos ou riscos adicionais, ao mesmo tempo que oferece aos proprietários de animais de estimação uma opção atrativa e acessível. Quaisquer taxas adicionais devem ser proporcionais às especificidades dos animais de estimação e da propriedade.

Com um arrendamento que aceita animais de estimação, está a abrir-se a um maior número de inquilinos responsáveis e de longa duração. Embora existam riscos em qualquer arrendamento, os benefícios de manter bons inquilinos e construir uma comunidade superam em muito as potenciais desvantagens. No entanto, é necessário compreender estas desvantagens. Eis as principais.

Potenciais desvantagens dos arrendamentos que permitem animais de estimação

Permitir a presença de animais de estimação na sua propriedade dá-lhe geralmente a vantagem de cobrar um prémio e de reduzir a rotação de inquilinos. No entanto, deve estar preparado para alguns inconvenientes, incluindo danos na sua propriedade, poluição sonora e responsabilidade legal.

1. Mais danos no seu imóvel

Infelizmente, os animais de estimação podem riscar, manchar e danificar a sua propriedade de uma forma que custa dinheiro e tempo a reparar. Portas riscadas, alcatifas rasgadas e odores de urina são problemas comuns. No entanto, os donos responsáveis de animais de estimação causam geralmente menos danos do que os seus congéneres que não têm animais de estimação. Certifique-se de que a investigação de antecedentes é adequado ao arrendar o seu imóvel para garantir os melhores inquilinos.

2. Aumento do ruído e problemas de alergias

Os sons dos animais de estimação, como o ladrar, miar ou arranhar, podem incomodar os vizinhos e outros inquilinos. O pelo e os alergénios dos animais de estimação também podem causar problemas a algumas pessoas. As pulgas e outras pragas que os animais de estimação podem trazer para os arrendamentos criam riscos para a saúde e requerem exterminação profissional.

Deve assegurar-se de que as regras rigorosas de controlo dos animais de estimação garantem o conforto e a segurança dos outros inquilinos.

3. Questões de responsabilidade legal

Enquanto senhorio, poderá ter de enfrentar problemas de responsabilidade pelas instalações se um animal de estimação ferir alguém ou violar a lei: os ataques a animais de estimação estão entre as reclamações mais comuns do proprietário numa propriedade de compra para arrendar. As raças agressivas, em particular, podem dar origem a problemas legais. É uma boa ideia selecionar os animais de estimação, estabelecer regras claras sobre as raças e proteger devidamente a sua propriedade.

É claro que, para os inquilinos certos e com as devidas precauções, é possível gerir as potenciais desvantagens dos arrendamentos que permitem animais de estimação. Mas como senhorio, deve partir com expectativas realistas sobre as responsabilidades adicionais dos inquilinos peludos de quatro patas. A definição de políticas claras sobre animais de estimação ajuda os inquilinos a compreenderem a sua obrigação de manter a ordem no arrendamento.

Estabelecer políticas claras para animais de estimação no contrato de arrendamento

Como senhorio em Portugal, permitir animais de estimação pode abrir a sua propriedade a mais inquilinos potenciais. No entanto, deve também estabelecer políticas muito claras para evitar problemas no futuro. Recomendamos a elaboração de um contrato de arrendamento completo para estabelecer políticas claras sobre a posse de animais de estimação. Um software de gestão de propriedades pode fornecer um modelo de contrato de arrendamento pré-carregado com o qual trabalhar.
Ao redigir o contrato, tenha em conta o seguinte:

1. Seja específico quanto ao tamanho e tipo de animais de estimação permitidos

Seja muito específico sobre o que autoriza, por exemplo, um máximo de dois cães com menos de 30 kg cada ou dois gatos de interior. Poderá querer proibir completamente os animais exóticos. Faça uma lista das raças que não são permitidas, especialmente as conhecidas pelo seu comportamento agressivo. Estabelecer limites para o número e o tamanho dos animais de estimação é fundamental para evitar danos ou problemas de ruído.

2. Cobre uma caução e taxas de animais de estimação

Exigir uma caução mais elevada aos inquilinos com animais de estimação é razoável, uma vez que permite cobrir quaisquer danos que os animais possam causar, tais como sujidade, coisas roídas e arranhadas. Também pode cobrar uma taxa mensal recorrente para animais de estimação para compensar o desgaste acrescido, mas seja transparente quanto à forma como estas taxas serão utilizadas.

3. Estabeleça regras abrangentes para os animais de estimação

Estabeleça no contrato de arrendamento regras para os cuidados e tratamento adequados dos animais de estimação. Por exemplo, exija que os gatos sejam mantidos sempre dentro de casa, que os cães estejam presos à trela quando estiverem no exterior e que o inquilino remova e elimine imediatamente os dejetos dos animais na propriedade. Proíba também que os animais de estimação sejam deixados sem vigilância durante longos períodos de tempo. Exigir que os inquilinos tenham os seus cães treinados e bem socializados também é razoável.

4. Realize inspeções regulares e faça cumprir as normas

Efetue inspeções mais frequentes à unidade se existirem animais de estimação para verificar se existem danos ou problemas de limpeza. Esteja preparado para fazer cumprir as políticas do seu contrato de arrendamento, o que pode incluir a cobrança de taxas por danos ou violações repetidas das regras. Como último recurso, pode ser necessário rescindir o contrato de arrendamento se um inquilino demonstrar incapacidade de cuidar adequadamente dos seus animais de estimação na unidade.

Com políticas claras e monitorização, permitir animais de estimação no seu arrendamento pode ser benéfico tanto para os proprietários como para os inquilinos.

Considere a utilização de um software de gestão de propriedades para obter um modelo de contrato de arrendamento pré-carregado que pode personalizar para incluir regras relativas a animais de estimação. Pode partilhar este contrato de arrendamento com todos os inquilinos das suas propriedades, tudo a partir de um painel de controlo unificado.

No entanto, para além de ter uma política abrangente relativa a animais de estimação, também deve preparar a sua propriedade para ser amiga dos animais. Continue a ler para obter algumas dicas.

Conselhos para preparar a sua propriedade para inquilinos com animais de estimação

Um acordo abrangente pode ajudar muito a minimizar as desvantagens de arrendar a sua propriedade a donos de animais. No entanto, deve também certificar-se de que o seu espaço está devidamente preparado para acolher tanto os ocupantes humanos como os animais.
Eis algumas dicas úteis:

1. Escolha pavimentos duráveis e fáceis de limpar

É de esperar riscos, manchas e odores quando alugar a sua nova casa a donos de animais. Opte por pisos de madeira, azulejos ou laminados, que possam resistir ao desgaste. As alcatifas, especialmente as de cores claras, danificam-se rapidamente, por isso evite-as.

2. Vias de evacuação seguras

Verifique se as janelas, as portas, os portões e as vedações estejam bem fechados para que os animais de estimação não se possam soltar ou fugir. Instale portas de tela ou rede de arame nas janelas e varandas abertas. Certifique-se de que os buracos ou fendas que conduzem ao exterior sejam reparados e selados. A última coisa que deseja é que o animal de estimação de um inquilino desapareça!

Prós e contras dos arrendamentos que permitem animais de estimação: Perguntas frequentes

Um proprietário pode recusar animais de estimação?

Sim, o senhorio pode incluir no contrato de arrendamento cláusulas que proíbam expressamente os animais de estimação. No entanto, se o contrato de arrendamento não incluir uma proibição explícita, o inquilino não enfrentará quaisquer obstáculos legais para viver na habitação com animais de estimação.

Os proprietários podem cobrar um suplemento por animais de estimação?

Sim, os senhorios em Portugal podem cobrar uma renda adicional pelos animais de estimação. No entanto, não podem exigir que os inquilinos paguem por limpezas profissionais ou tratamentos anti pulgas no final do contrato de arrendamento.

Quais são os bons animais de estimação na hora de arrendar?

Cães bem treinados e gatos independentes são bons animais de estimação para alugar a sua propriedade. Os cães bem treinados têm menos probabilidades de causar problemas e os gatos que passam mais tempo ao ar livre têm menos probabilidades de causar danos.

Prós e contras dos arrendamentos que permitem animais de estimação: A não esquecer

  • As vantagens de arrendar a donos de animais de estimação incluem uma menor rotatividade e um rendimento mais elevado.
  • As desvantagens de ter animais de estimação no seu apartamento incluem danos inesperados e poluição sonora.
  • Antes de aceitar animais de estimação no seu apartamento, examine os inquilinos, verificando os seus antecedentes para detetar quaisquer más experiências com proprietários anteriores.
  • Estabeleça regras e expectativas claras no contrato de arrendamento, mas mantenha também uma comunicação aberta com os seus inquilinos.
  • Se permitir animais de estimação, especifique os pormenores no seu contrato de arrendamento, incluindo restrições de raça ou número de animais.
  • Faça inspeções de rotina à propriedade, tanto no interior como no exterior, para verificar se são necessárias reparações ou manutenção. Resolva os problemas rapidamente para evitar que os animais de estimação explorem essas falhas.
  • Intente uma ação judicial ou peça o pagamento de quaisquer danos causados pelos animais de estimação do inquilino. No entanto, não se esqueça de seguir o processo legal e o que está escrito no seu contrato de arrendamento.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS