Se pretende construir um portefólio de compra para arrendamento, a compra na fase de projeto é uma forma de fazer exatamente isso, maximizando potencialmente o seu investimento. Se nunca tinha ouvido falar antes sobre compras na fase de projeto, reserve alguns minutos para ler este guia. Damos-lhe todas as informações sobre o que é a compra em fase de projeto, assim como as possíveis armadilhas e benefícios. Vamos então começar.
O que é a compra na fase de projeto?
A compra na fase de projeto significa simplesmente comprar uma propriedade do plano de um construtor, em vez de uma casa que já existe. Porque quando um construtor inicia um novo projeto, raramente tem o capital necessário para o completar. Assim, eles tentam vender os imóveis a serem construídos em fase de projeto e pedem um depósito adiantado. O depósito permite que o construtor pague salários e materiais durante a construção e antes da venda do imóvel. Os acordos assinados também permitirão que o construtor ganhe financiamento adicional dos bancos, provando que tem compras de clientes em andamento.
Os futuros proprietários normalmente interessam-se mais por uma propriedade que conseguem ver já pronta. A compra na fase de projeto, por outro lado, é muito popular entre os investidores que estão muito mais interessados em obter uma propriedade nova e de baixa manutenção abaixo do valor de mercado.
Vantagens da compra na fase de projeto
Poupe dinheiro no seu investimento
A vantagem significativa da compra na fase de projeto é que se pode beneficiar da compra de uma nova propriedade abaixo do valor de mercado. Normalmente, pode economizar de 5 a 10%, podendo ser dezenas de milhares de euros. Então, existe melhor maneira de iniciar um portefólio com uma nova construção, bem efetuada e a um preço mais baixo?
Propriedades procuradas
Um construtor não se arrisca a construir várias casas ou apartamentos sem antes verificar se há procura nessa área. Portanto, pode procurar imóveis que possa arrendar ou vender rapidamente.
Propriedades eficientes energeticamente
Como a compra na fase de projeto está sempre relacionada com novas propriedades, descobrirá que está a comprar uma propriedade segura e com eficiência energética. Como os investidores compram na maioria dos casos para arrendar, um certificado energético que comprove a eficiência de uma propriedade. Sempre é um fator importante no arrendamento ou na venda da mesma.
Excelente valor e escolha de equipamentos e acessórios
Ao comprar um imóvel em fase de projeto, poderá facilmente variar um pouco as plantas, como remover ou adicionar uma parede extra para aumentar o número de quartos ou tornar a propriedade mais espaçosa. Também pode escolher equipamentos e acessórios e instalá-los profissionalmente sem precisar de fazer mais nada para instalar casas de banho, cozinhas, tapetes ou qualquer outra coisa. Possivelmente, também pode beneficiar de um valor muito melhor, já que o construtor provavelmente planeia instalar os mesmos acessórios ao longo de todo o projeto e empregará eletricistas, canalizadores e pintores a tempo inteiro. Desta forma, também economizará tempo e recursos.
Desvantagens da compra na fase de projeto
Risco
Como mencionámos, pode ter um bom lucro entregando o seu depósito para um apartamento ou casa em fase de projeto. No entanto, lembre-se, está a adquirir um imóvel abaixo do valor de mercado, por um bom motivo. Porque você pode muito bem já ter visto um imóvel modelo construído dentro de um excelente padrão. A proeza de construção do construtor pode nunca ser um problema. Mas, se o plano de marketing deles para vender propriedades em fase de projeto ou acabadas falhar, o projeto poderá parar. E você já terá concordado em comprar uma propriedade que nunca será construída. Nesse caso, provavelmente iria perder o seu depósito e quaisquer outras prestações que tenha pago. Para mitigar este risco, deve sempre pesquisar bem o construtor. Porque tem que garantir que este tenha um histórico de obras bem-sucedidas antes de optar por investir.
Atrasos que requerem um novo empréstimo
Pode não ser tão mau como a sua propriedade não ser construída. As obras lentas ou limitadas também podem causar sérios atrasos na data de conclusão da sua propriedade. O que também pode causar algumas dores de cabeça. Uma oferta de empréstimo não é assente em pedra, como uma casa, e é improvável que seja válida após seis meses. Portanto, se a sua propriedade não estiver concluída até ao vencimento da oferta da hipoteca, talvez seja necessário fazer outro pedido. E possivelmente de outro banco.
Atrasos que reduzem o valor de mercado
Um atraso na data de conclusão também pode afetar o preço promocional. Isto é importante se o mercado imobiliário estiver a cair ou se começar a decrescer. Se concordar com um preço que acredita estar 8% abaixo do valor de mercado, mas o mercado imobiliário cair 10% enquanto espera pela construção, vai perder dinheiro. No entanto, qualquer investidor imobiliário sabe que está nesse negócio a longo prazo. Então, poderá ter que ignorar uma queda inicial de preço. Pode tentar evitar esses problemas avaliando o mercado imobiliário para os próximos 6-12 meses. Porque se se esperar volatilidade e queda – não é hora de investir em compras em fase de projeto.
Obras grandes, tornando as propriedades em construção menos atraentes
Também poderá descobrir que concordou em comprar uma das primeiras propriedades a serem concluídas num grande empreendimento. Como tal, pode haver obras muito barulhentas durante vários meses após a conclusão do imóvel. Isso pode prejudicar a capacidade de vender ou arrendar a propriedade durante esse período. Se as obras forem significativas, tente negociar uma pechincha.
Problemas com a construção
Muitas vezes, os problemas de um imóvel não são tão óbvios ao olhar para o projeto como ao ver a propriedade real. Porque pode não perceber através de um projeto que o número de janelas é limitado. Ou que a sua casa é a mais próxima de uma rua movimentada. Por isso, tem que ter a certeza que sabe exatamente a casa que concordou em comprar. Além disso, procure aconselhamento de um profissional que reveja as plantas.
Compra na fase de projeto: a não esquecer
A compra na fase de projeto é uma ótima maneira de conseguir uma pechincha e aumentar rapidamente um portefólio de compra de imóveis para arrendamento. No entanto, certifique-se de procurar aconselhamento profissional para evitar armadilhas.
As vantagens incluem:
- Pechinchas de valor de mercado reduzido
- Imóveis prontos para comprar ou arrendar
- As propriedades geralmente estão em áreas de procura fáceis de vender ou arrendar
- As propriedades estão terminadas e não requerem outros profissionais para trabalhar nelas
- As casas são novas e, portanto, são energeticamente eficientes
Evite estas armadilhas:
- Um construtor sem escrúpulos ou mal sucedido pode falir e você pode perder o seu depósito. Então, escolha um construtor estabelecido;
- Evite comprar um imóvel com problemas, solicitando que um arquiteto ou construtor diferente verifique as plantas;
- Atrasos excessivos podem significar que o mercado imobiliário entretanto possa cair e que possa perder dinheiro. Para evitar isso, certifique-se de estudar o mercado primeiro. Evite compras na fase de projeto durante desvalorizações de imóveis;
- Esteja atento se os atrasos ultrapassarem os seis meses. Porque qualquer oferta de empréstimo irá precisar de ser atualizada.