Criar, modificar e apagar um empréstimo ou hipoteca

Para adicionar um empréstimo, tem duas opções:

  • Aceder à secção “Finanças”, depois clicar em “Empréstimos/hipotecas” e, por fim, no botão “Importar um empréstimo” para importar um calendário de pagamentos;
  • Ir até à secção “Finanças” e criar uma nova despesa recorrente do tipo “Empréstimo” na secção “Finanças” ou importar um calendário de pagamentos.

Criar um empréstimo com uma despesa “Empréstimo” recorrente

Se optar por criar uma despesa recorrente do tipo “Empréstimo”, tem a possibilidade de utilizar o cálculo automático do calendário de pagamentos. Para o fazer, terá de fornecer as seguintes informações:

  1. As datas de início e fim,
  2. O valor total,
  3. A taxa de juro,
  4. A taxa de seguro.

Um botão permitir-lhe-á pré-visualizar o calendário de pagamentos antes de validar esta despesa.

Se o calendário não corresponder às suas expectativas, a única solução será proceder à importação de um calendário a partir da secção “Empréstimos”.

Importar um empréstimo da secção “Empréstimos”

Para importar um empréstimo, pode carregar um ficheiro com o seu plano de pagamentos em formato Excel ou Open Office a partir da página “Empréstimos”, seguindo os nossos modelos.

Pode utilizar este ficheiro para calcular o seu calendário de empréstimos. Uma vez efetuado o cálculo, exportar o modelo de importação (disponível na primeira folha, com o nome “Modelo de importação”).

Repare

Pode copiar e colar os dados da segunda folha do ficheiro da calculadora Excel no modelo de importação. Utilize a função especial de colar. Cole apenas os valores numéricos, excluindo fórmulas e macros.

Modificar ou suspender um empréstimo/hipoteca

Empréstimo criado como uma despesa recorrente

Para modificar a prestação de um empréstimo, localize e modifique o último pagamento gerado. Esta modificação será aplicada a todas as prestações futuras. As prestações já geradas devem ser modificadas manualmente, uma a uma, se necessário.

Para terminar um empréstimo, localize e modifique o último pagamento gerado, depois clique nas ações à direita e, por fim, em “Parar”. Esta ação só está disponível para a última prestação gerada.

Empréstimo importado através da secção “Empréstimos”

Para modificar um empréstimo importado, é necessário primeiro eliminá-lo e depois importar um calendário de pagamentos atualizado. Não é possível modificar prestações individuais.

A supressão e a paragem dos empréstimos importados podem ser efetuadas a partir da secção “Empréstimos/créditos hipotecários”. Filtre os empréstimos em questão e utilize as Ações na parte inferior da página.

Apagar um empréstimo/hipoteca

Pode apagar empréstimos importados da secção Empréstimos/hipotecas (filtrar pelo empréstimo em questão e utilizar as ações na parte inferior) ou da secção Finanças.

Os empréstimos criados a partir da secção Finanças devem ser eliminados da mesma secção.

Utilize os filtros para ver apenas o empréstimo, selecione todas as linhas e, em seguida, elimine-as com a ação Eliminar na parte inferior da tabela.

Para eliminar um empréstimo importado da secção Empréstimos/hipotecas, filtre para ver apenas esse empréstimo e utilize o botão Eliminar na parte inferior da tabela.

Renegociação do empréstimo

Para integrar uma renegociação de empréstimo, é necessário interromper o empréstimo existente em curso e criar um novo empréstimo.

Recomenda-se importar os calendários de pagamento utilizando os modelos fornecidos na página “Empréstimos”.

Para o empréstimo antigo, pode exportá-lo, limpar o ficheiro de exportação eliminando as prestações inúteis, guardar o ficheiro e voltar a importá-lo.

Antes de reimportar o ficheiro modificado, certifique-se de que elimina o empréstimo antigo existente no Rentila.

Dedução de seguros e juros no balanço

Os montantes dos seguros e dos juros do empréstimo são automaticamente subtraídos no Balanço e na Assistência à Declaração Fiscal.