Para iniciar o procedimento de assinatura, aceda ao formulário de criação/alteração do contrato de arrendamento e, em seguida, ao separador “Assinatura”.
Antes de começar, certifique-se de que introduziu corretamente os e-mails e os números de telemóvel de todos os signatários.
Eis, em poucos passos simples, o processo de assinatura digital na Rentila:
- O senhorio pode iniciar o processo clicando no botão “Iniciar processo de assinatura”. Abrir-se-á uma janela para que possa desenhar a sua assinatura, solicitar e introduzir o código de verificação via SMS. Uma vez iniciado o procedimento de assinatura pelo senhorio, o documento é bloqueado e marcado como A aguardar assinatura.
- É enviado um convite e-mail a todos os inquilinos e fiadores. Estes podem clicar na ligação do convite e assinar. Terão de confirmar que compreenderam o contrato, assinar e solicitar e introduzir o código de verificação por SMS.
- Uma vez assinado o documento, este é fechado e bloqueado. O senhorio, os inquilinos e os fiadores podem descarregá-lo em formato PDF. Uma cópia do documento é guardada na secção Os meus documentos.
Importante!
Existem três tipos diferentes de assinatura eletrónica: simples, avançada e qualificada. Se as três forem legalmente admissíveis, apenas a assinatura eletrónica qualificada beneficia da presunção de fiabilidade.
A assinatura eletrónica simples é atualmente o tipo de assinatura mais utilizado. Hoje em dia, a esmagadora maioria das assinaturas electrónicas existentes no mercado são as chamadas assinaturas “simples”, por serem mais adequadas e mais fáceis de utilizar.
A assinatura eletrónica simples corresponde ao primeiro nível de segurança e de reconhecimento legal da assinatura de um documento. O seu processo pode, no entanto, ser reforçado e adquirir maior valor jurídico se lhe for adicionada uma camada de autenticação suplementar. Utilizamos um sistema de dupla autenticação para assinar os documentos:
- Verificação do endereço de correio eletrónico válido do signatário através da abertura de uma conta Rentila,
- Verificação de um número de telemóvel válido através do envio de um SMS de verificação no momento da assinatura.
Para provar a fiabilidade da nossa assinatura simples, registamos o endereço de e-mail do signatário, o seu número de telemóvel, o endereço IP do dispositivo utilizado para assinar o documento, etc. O objetivo desta prova é dar aos advogados, em caso de litígio, a possibilidade de rastrear facilmente as diferentes etapas de uma transação, passo a passo.
A assinatura eletrónica pode ser executada a partir de um computador ou de um dispositivo móvel. Cada signatário necessitará de um endereço de correio eletrónico válido e de um número de telemóvel pessoal para assinar eletronicamente.