Com a Rentila, pode gerir facilmente o coliving e os HMOs (Houses of Multiple Occupancy ou Arrendamentos em ocupação múltipla). Para tal, é necessário criar uma ou mais “unidades” (uma unidade pode representar um apartamento ou um quarto) e, em seguida, atribuir inquilinos a essas unidades.
Tem a opção de criar um arrendamento conjunto, ou seja, um contrato de arrendamento conjunto em que uma unidade é arrendada a vários inquilinos. Em alternativa, pode optar por arrendamentos individuais, cada um com um contrato de arrendamento individual, em que cada inquilino aluga um quarto individual ao utilizador.
Arrendamento em conjunto: renda comum e recibos de renda
Comece por criar um registo para cada inquilino na secção “Inquilinos”. Ao criar o arrendamento, pode adicionar vários arrendatários. Basta clicar no botão “Adicionar um inquilino”, selecionar o inquilino e confirmar.
Arrendamento individual: rendas individuais e recibos de renda
Se pretender emitir um recibo individual para cada inquilino, é necessário criar um contrato de arrendamento separado para cada inquilino.
Por exemplo, se estiver a alugar quartos individuais numa casa partilhada por 5 inquilinos, terá de criar 5 “unidades”, uma para cada quarto. Depois, pode criar 5 contratos de arrendamento separados, cada um associado ao quarto arrendado por um inquilino.