Transição manual
Depois de a renda ter sido gerada na secção “Finanças”, pode registar o pagamento clicando na ação “Registar um pagamento”.
Ao registar o pagamento, tem a opção de transportar um pagamento em excesso ou um atraso de pagamento do inquilino para a renda atual ou para a próxima renda.
A opção “Transportar um pagamento” só está disponível quando a conta do inquilino apresenta um Saldo, seja ele positivo ou negativo.
Existem três opções:
- Não transitar: Não é efetuado qualquer transporte e o pagamento é registado tal como está.
- Transitar o saldo para a renda seguinte: O saldo é transferido para a renda seguinte.
- Transitar o saldo para esta renda: O saldo é transportado para a renda atual.
Em caso de transporte de um saldo negativo, o montante é adicionado à renda. No caso de um Saldo positivo, o montante é deduzido da renda.
O sistema ajusta a data de vencimento e modifica o montante da renda em conformidade.
Transição automática
Para ativar a transição automática, vá ao ficheiro do arrendamento e ative a opção no separador “Outras definições”.
Tem duas opções:
- Transição manual: Não é efetuado qualquer transporte de saldo.
- Transição automática: O saldo é automaticamente transportado em cada renda.
Sempre que for gerado um novo pagamento de renda na secção “Finanças” e existir um saldo positivo ou negativo, o sistema ajustará automaticamente a data de vencimento. O montante da renda será aumentado ou diminuído em função do montante transitado.
A renda não paga de 500 euros em janeiro será automaticamente transportada para a data de vencimento de fevereiro. Consequentemente, a data de vencimento de fevereiro será ajustada para 1000 euros (500 de renda normal + 500 de rendas transportadas). Se não marcar fevereiro como pago, os 1000 euros serão transportados para março, e assim sucessivamente.
Transporte de saldo e montante de renda incorreto
Se notar incoerências no montante da sua renda, verifique o transporte de saldo nos seus pagamentos.
Se tiver ativado a função de transporte automático de saldo, o site acrescenta automaticamente o montante não pago ou pago em excesso e modifica as datas de vencimento.
Para detetar estas incoerências, pode consultar o detalhe do saldo do inquilino, disponível na secção “Inquilinos” em “Saldo” (à direita).
Certifique-se de que verifica cuidadosamente o saldo do inquilino para identificar erros.
Para corrigir os problemas, siga estes passos:
- Aceda à secção “Finanças” e selecione “Registar um pagamento”. Verifique o transporte do saldo. Se não pretender efetuar a transição, clique em “Sem transição”.
- Aceda a “Finanças” e escolha “Editar”. Verifique o montante da renda, excluindo os encargos. Se este montante não estiver correto, faça a correção necessária.
- Repetir esta operação para cada pagamento incorreto que envolva um transporte de saldo.
Se preferir desativar o transporte automático, pode fazê-lo na secção “Arrendamentos”, selecionando “Editar”, depois “Outras definições” e, por fim, “Transporte de saldo”.
É essencial fazer um acompanhamento regular das suas contas, registar os pagamentos do inquilino todos os meses e corrigir o saldo transitado, se necessário.