Criar um modelo de documento personalizado (contrato de arrendamento, acordo de fiador…)

Para criar um modelo de documento (contrato de arrendamento, garantia conjunta, etc.), siga estas simples etapas: Aceda à secção “Os meus documentos”, depois clique em “Os meus modelos” e, por fim, no botão “Novo modelo”.

Quando cria um modelo personalizado, este substitui o modelo predefinido do mesmo tipo fornecido pela Rentila.

Para cada imóvel, só é possível criar um modelo por tipo de contrato de arrendamento.

Para cada modelo, é possível introduzir as seguintes informações:

  • O tipo (contrato de arrendamento, garantia conjunta, etc.).
  • O nome do modelo.
  • As propriedades em causa (é necessário criar previamente as propriedades).
  • O conteúdo.
  • O estado do modelo (Ativado/Desativado).

Quando personaliza um modelo, tem a opção de modificar os seguintes elementos:

  • O conteúdo, incluindo o texto do modelo.
  • O formato do texto (tipo de letra, estilo, etc.).
  • As etiquetas pré-preenchidas.

Etiquetas

Tem a opção de utilizar as Etiquetas pré-preenchidas, disponíveis à direita. Cada etiqueta contém informações específicas da sua conta, tais como o endereço do imóvel, o nome do proprietário ou do inquilino, etc. Pode simplesmente arrastar e largar as etiquetas e colocá-las no texto do modelo no local adequado.

Importante!

É essencial não apagar as etiquetas dinâmicas e escrever texto fixo no seu lugar. Nesse caso, será impossível para o software substituir esses elementos por dados dinâmicos mais tarde.

É bom saber!

No caso de um arrendamento partilhado com vários inquilinos, certifique-se de que utiliza as etiquetas Início do bloqueio do inquilino e Final do bloqueio do inquilino para enquadrar as informações relacionadas a cada locatário. Dessa forma, o modelo pode criar um ciclo e exibir detalhes de vários locatários distintos.

O mesmo processo aplica-se à apresentação de fiadores e à criação de garantias conjuntas. As etiquetas Início do bloqueio do fiador e Final do bloqueio do fiador devem enquadrar as informações relativas a cada fiador. Desta forma, o modelo pode criar um ciclo e apresentar detalhes de vários fiadores distintos.